Sexo ajuda casal a fazer as pazes após briga, mas não cura tudo – UOL Universa

Ana Canosa – Colaboração para Universa

Embora muitas pessoas se sintam indisponíveis sexualmente em decorrência de brigas e conflitos conjugais, quem já experimentou um sexo de reconciliação, ardente e vigoroso, sabe bem como também pode ser bom. Aliás, cenas de sexo apaixonadas, retratadas com tanta frequência nos filmes, muitas vezes acontecem após dramas recheados de raiva e indignação.

Os estudos sobre sexo de reconciliação não são conclusivos: alguns sugerem que o conflito pode funcionar como uma espécie de catalisador sexual, aumentando a intimidade e a frequência. Explica-se esse efeito pela teoria de transferência de excitação, quando situações que envolvem uma excitação fisiológica, como andar de montanha-russa, exercitar-se ou mesmo atravessar uma situação de ansiedade, podem ser canalizadas para o sistema de atração sexual, favorecendo a descarga de tensão.

Complete a leitura no Portal Universa:
Sexo ajuda casal a fazer as pazes após briga, mas não cura tudo

 

Imagem: Uol Universa –  iStock

aRTIGOS rELACIONADOS

posts recentes

agenda

Livros

Livro Sexualidades e violências

A obra Sexualidades e Violências conclama todos à responsabilidade pela edificação de uma cultura que promova a equidade, a pluralidade, a diversidade, a justiça, a solidariedade, a cidadania, a liberdade, a responsabilidade e o bem comum.

Veja mais >

Livro Sexoterapia

Em Sexoterapia, Ana Canosa nos fascina com a descrição dos processos, em forma de crônicas, de 15 casos clínicos, todos envolvendo queixas sexuais, sejam as de identidade sexual, de orientação sexual, fantasias ou disfunções sexuais. É impossível não se identificar

Veja mais >

A Metade da Laranja?

Ana Canosa reúne neste livro crônicas sobre amor e sexo que trazem dicas para lidar melhor com os conflitos mais frequentes nas relações contemporâneas.

Veja mais >

categorias