
Dá para ser feliz solteiro? Casamento como ‘salvação’ tem dias contados – UOL Universa
A felicidade não é uma fórmula universal; é um processo pessoal, uma construção diária que pode existir tanto na vida a dois quanto na liberdade de estar só
Ana Canosa é psicóloga clínica, terapeuta sexual e educadora em sexualidade.
Além do atendimento em seu consultório em São Paulo, Ana coordena o curso de pós-graduação em Educação e Terapia Sexual no Unisal e o curso de Sexologia Clínica no IBCMED.
Assina a blog que leva seu nome e apresenta o podcast Sexoterapia em Universa/uol. Apresenta o quadro CBN para maiores na Rádio CBN.
Exerce a função de editora responsável da revista brasileira de sexualidade humana.
É membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Estudos em Sexualidade Humana (SBRASH).
É autora de capítulos e livros, sendo o último: Sexoterapia – onde narra histórias reais de consultório.
– Graduação em psicologia pela Universidade Paulista (Unip), com especialização em psicodrama pela Sociedade Paulistana de Psicodrama (Sovap).
– Pós-gradução em educação sexual e terapia sexual pela Sociedade Brasileira de Estudos em Sexualidade Humana (SBRASH) / Faculdade de Medicina do ABC (FMABC).
• Consultório: atendimento de jovens e adultos na forma de psicoterapia individual, casal e terapia sexual, desde 1990.
• Diretora de publicações da Sociedade Brasileira de Estudos em Sexualidade Humana (SBRASH), a partir de 1996.
• Editora da Revista Brasileira de Sexualidade Humana.
• Apresentadora de TV.
• Palestrante
• Coordena o curso de pós-graduação de Educação e Terapia Sexual no Centro Universitário Salesiano (UNISAL) desde 2006.
• Docente no curso de pós-graduação em sexualidade da Faculdade de Medicina do ABC e São José do Rio Preto (FAMERP) e do Instituto Brasileiro Interdisciplinar de Sexologia e Medicina Psicossomática (ISEXP).
• Docente nos cursos da Universidade Aberta à Maturidade, da Unisantanna da UNIP/Barueri e PUC/SP.
• Docente da Disciplina Sexualidade nos cursos de Formação em Terapia Familiar da Escola de Sociodrama Familiar Sistêmico.
• 2011 – Especialista em Sexualidade Humana (TESH) na Área de Terapia Sexual, Associação Brasileira de Estudos em Sexualidade Humana.
• 2008 – Prêmio Mulher Linda Mulher 2008, Adela Villas Boas Promoções e Produções.
• 2007 – Menção honrosa de melhor artigo opinativo da Revista Brasileira de Sexualidade Humana 17(1), 2006, p.101-122, “Relações Amorosas na Adolescência – uma Reflexão para Educadores“. XI Congresso Brasileiro de Sexualidade Humana, Recife, 2007.
• 2007 – Reconhecimento pela brilhante palestra “Essas mulheres Maravilhosas” durante o evento distrital., Governadoria do Rotary Club do Distrito 4510.
• 2004 – Menção honrosa para pôster: “Manual de Orientação Sexual para Professores de 1ª a 4ª série”. XII Congresso Latinoamericano de Sexologia e Educação Sexual, Chile.
• 1998 – Reconhecimento de Profissional Qualificado para o Exercício da Educação Sexual, Sociedade Brasileira de Sexualidade Humana.
Para mais informações, acesse o Currículo Lattes clicando aqui.
A felicidade não é uma fórmula universal; é um processo pessoal, uma construção diária que pode existir tanto na vida a dois quanto na liberdade de estar só
Como esperar atitude desejante de mulheres que foram educadas para serem desejadas?
Esse dado reforça uma maior autonomia na forma como elas conduzem seus relacionamentos.
É curioso como Mirela se apropriou do conflito aprendido na Igreja e como, agora, vê-se do outro lado, numa “missão” exatamente contrária.
Retirar a formalidade das roupas de trabalho e cobrir-se de muita cor e brilho, ou fantasiar-se, parece fazer as pessoas adentrarem um outro espaço pessoal.
Conhecer o próprio funcionamento da resposta sexual é fundamental para vivenciar uma experiência íntima e satisfatória.
Ana Canosa – 2019 – Todos os direitos reservados