‘Recasar’ é para quem tem coragem: por que é importante celebrar a relação – UOL Universa

Ana Canosa – Colaboração para Universa

Recentemente, fui convidada para celebrar, junto a amigos e familiares, o recasamento de um casal que acompanhei em terapia. Como eles têm um compromisso ideológico com a desconstrução de normativas sociais rígidas, foi um tanto interessante quando, no discurso, citaram um conceito da terapia de casal, na voz de Ester Perel: em média, as pessoas se casam três vezes na vida, e pode acontecer de ser com a mesma pessoa.

Casamento é uma palavra que eles sempre recusaram, pois carrega a ideia de uma instituição mediada pela posse, propriedade, assimetria de gênero e a fantasiosa permanência de desejos e sentimentos. Mas aprenderam também, durante o processo terapêutico, que, embora as palavras carreguem significados repletos de padrões culturais, elas sempre podem ser ressignificadas, assim como acontece com o próprio compromisso de amor.

Complete a leitura no Portal Universa:
‘Recasar’ é para quem tem coragem: por que é importante celebrar a relação

Imagem: Uol Universa – Getty Images/iStockphoto

aRTIGOS rELACIONADOS

posts recentes

agenda

Livros

Livro Sexualidades e violências

A obra Sexualidades e Violências conclama todos à responsabilidade pela edificação de uma cultura que promova a equidade, a pluralidade, a diversidade, a justiça, a solidariedade, a cidadania, a liberdade, a responsabilidade e o bem comum.

Veja mais >

Livro Sexoterapia

Em Sexoterapia, Ana Canosa nos fascina com a descrição dos processos, em forma de crônicas, de 15 casos clínicos, todos envolvendo queixas sexuais, sejam as de identidade sexual, de orientação sexual, fantasias ou disfunções sexuais. É impossível não se identificar

Veja mais >

A Metade da Laranja?

Ana Canosa reúne neste livro crônicas sobre amor e sexo que trazem dicas para lidar melhor com os conflitos mais frequentes nas relações contemporâneas.

Veja mais >

categorias