Pandemia adiantou puberdade das meninas – e como devemos lidar com isso? – UOL Universa

Ana Canosa – Colaboração para Universa

Além da covid-19 e de todas as tristes mortes, outro sintoma que a pandemia de coronavírus deixou é o adiantamento da puberdade. Seja pelo estresse emocional causado pelo distanciamento ou pela falta de exercícios físicos, o fato é que o excesso de gordura corporal é um dos fatores que levam a puberdade precoce.

Hoje, uma série de garotas com média de 11,7 anos estão menstruando e nem sempre é possível reverter o quadro, pois muitas só foram diagnosticadas após o relaxamento do isolamento.

Complete a leitura em: Pandemia adiantou puberdade das meninas – e como devemos lidar com isso?

Imagem: Uol Universa – Galina Zhigalova/Getty Images/iStockphoto

aRTIGOS rELACIONADOS

posts recentes

agenda

Livros

Livro Sexualidades e violências

A obra Sexualidades e Violências conclama todos à responsabilidade pela edificação de uma cultura que promova a equidade, a pluralidade, a diversidade, a justiça, a solidariedade, a cidadania, a liberdade, a responsabilidade e o bem comum.

Veja mais >

Livro Sexoterapia

Em Sexoterapia, Ana Canosa nos fascina com a descrição dos processos, em forma de crônicas, de 15 casos clínicos, todos envolvendo queixas sexuais, sejam as de identidade sexual, de orientação sexual, fantasias ou disfunções sexuais. É impossível não se identificar

Veja mais >

A Metade da Laranja?

Ana Canosa reúne neste livro crônicas sobre amor e sexo que trazem dicas para lidar melhor com os conflitos mais frequentes nas relações contemporâneas.

Veja mais >

categorias