Ana Canosa – Colaboração para Universa
Ter um orgasmo pode ser mais difícil quando o sexo está atravessado por questões morais, pelo anseio do desempenho, pelo medo de perder o amor do outro. Ás vezes leva tempo para uma jovem se desvencilhar do dilema entre o seu desejo e as expectativas familiares e sociais que ela internalizou sobre seu comportamento, mantendo relações sexuais regadas por boa dose de apreensão e culpa.
É interessante observar o fenômeno da construção da autonomia sexual feminina. Às vezes, mulheres passam a juventude sem ter um orgasmo sequer, que magicamente acontece quando estão vivendo uma fase de maior maturidade e independência emocional e financeira.
Isso mostra o quão urgente é falar abertamente sobre sexo e rever posições tradicionais sobre o comportamento sexual de adolescentes. Porque sim, eles fazem e farão sexo: então que incluam além da responsabilidade, o prazer sexual para revertermos essa realidade.
Veja o artigo completo em: https://www.uol.com.br/universa/colunas/ana-canosa/2021/03/16/luisa-e-lucas-do-despertar-da-sexualidade-ao-caminho-ate-o-prazer-feminino.htm
Imagem: fizkes/Getty Images/iStockphoto