Casais precisam ter amigos separados para manter uma relação saudável – UOL Universa

Ana Canosa – Colaboração para Universa

Uma relação amorosa geralmente não dá conta de todas as nossas necessidades afetivas. Por isso, poucos casais são felizes sem que cada um tenha seus vínculos fraternos com amigos, separadamente. Isso é ainda mais forte quando se tratam de casais heterossexuais. Um pesquisador britânico que costumo ler, Robin Dunbar, que é psicólogo, antropólogo, biólogo evolucionista e professor da Universidade de Oxford, diz que homens e mulheres estabelecem conexões de amizade de maneira diferente.

Enquanto as mulheres têm vínculo forte com uma amiga e mais periférico com as amigas da amiga, as amizades masculinas se dão em grupos -todos são amigos de todos, mas nem sempre há intensidade nessas relações. Os homens tendem a estabelecer suas conexões com outros que fazem parte do mesmo clube e, muitas vezes, sabem pouco sobre a intimidade dos amigos. Os laços de amizade se estabelecem pelo assunto em comum e fazem isso, principalmente, por meio do riso.

Já as mulheres conversam sobre suas emoções de maneira mais íntima, o que produz um laço. Essa diferença pode ser desafiadora quando cada um busca encontrar, no par do sexo oposto, uma linguagem que a pessoa não está acostumada a estabelecer.

“É interessante perceber que, em muitos casais, a amizade não é o ponto mais forte da relação, justamente porque, de um lado, as mulheres sentem falta da troca íntima de emoções e pensamentos; do outro, homens querem leveza e gargalhadas. O sexo pode ser bom, a convivência cotidiana, agradável, mas não há profundidade.”

Essa diferença também se observa na maneira como cada um vê o parceiro no projeto casamento. Enquanto as mulheres reclamam de não serem individualizadas, olhadas como uma pessoa destacada do restante, os homens se apaziguam mais com a noção do todo, da família, incluindo os filhos, a casa etc. É a sutil diferença entre dizer “estava com saudade de você” e dizer “senti saudade de vocês”. O pesquisador britânico diz, ainda, que as mulheres têm mais facilidade para conviver com a solitude porque se lançam mais socialmente, enquanto os homens acabam dependendo dos grupos para se movimentarem e, por isso mesmo, têm mais dificuldade de viverem sós.

Boas amizades proporcionam benefícios consideráveis de saúde mental e, de quebra, auxiliam no equilíbrio dentro da relação. Por isso, as amizades do mesmo gênero são extremamente necessárias e benéficas para um casal.

 

Sexoterapia: Dá para viver um novo amor sem clichês e expectativas?

 

 

 

Leia também no Portal Universa:
Casais precisam ter amigos separados para manter uma relação saudável

 

Imagem: Uol Universa – Kelsey Chance/Unsplash

aRTIGOS rELACIONADOS

posts recentes

agenda

Livros

Livro Sexualidades e violências

A obra Sexualidades e Violências conclama todos à responsabilidade pela edificação de uma cultura que promova a equidade, a pluralidade, a diversidade, a justiça, a solidariedade, a cidadania, a liberdade, a responsabilidade e o bem comum.

Veja mais >

Livro Sexoterapia

Em Sexoterapia, Ana Canosa nos fascina com a descrição dos processos, em forma de crônicas, de 15 casos clínicos, todos envolvendo queixas sexuais, sejam as de identidade sexual, de orientação sexual, fantasias ou disfunções sexuais. É impossível não se identificar

Veja mais >

A Metade da Laranja?

Ana Canosa reúne neste livro crônicas sobre amor e sexo que trazem dicas para lidar melhor com os conflitos mais frequentes nas relações contemporâneas.

Veja mais >

categorias