Bancava um ‘novinho’ no século 19: quem foi a ‘sugar mommy’ de Tchaikovsky – UOL Universa

Ana Canosa – Colaboração para Universa

O bom de ser psicóloga clínica é que os pacientes têm profissões muito diferentes, o que nos faz ter um panorama geral de experiências de trabalho diversas. Além disso, ficamos sabendo dos bastidores, o que nem sempre é legal. Mas, às vezes, a fofoca é boa!

Uma paciente querida que é filóloga —portanto se ocupa da literatura e cultura— comentou sobre um livro de troca de cartas de amor e escritos íntimos e se deparou com um texto que desvela a troca de correspondência do século 19 entre o compositor Tchaikovsky e a baronesa e patrona das artes Nadejda Von Meck, uma viúva rica e apaixonada por ele. Ambos russos e com nove anos de diferença —o que, para a época, poderia significar um escândalo.

Complete a leitura no Portal Universa:
Bancava um ‘novinho’ no século 19: quem foi a ‘sugar mommy’ de Tchaikovsky

 

Imagem: Uol Universa – Wikimedia Commons

aRTIGOS rELACIONADOS

posts recentes

agenda

Livros

Livro Sexualidades e violências

A obra Sexualidades e Violências conclama todos à responsabilidade pela edificação de uma cultura que promova a equidade, a pluralidade, a diversidade, a justiça, a solidariedade, a cidadania, a liberdade, a responsabilidade e o bem comum.

Veja mais >

Livro Sexoterapia

Em Sexoterapia, Ana Canosa nos fascina com a descrição dos processos, em forma de crônicas, de 15 casos clínicos, todos envolvendo queixas sexuais, sejam as de identidade sexual, de orientação sexual, fantasias ou disfunções sexuais. É impossível não se identificar

Veja mais >

A Metade da Laranja?

Ana Canosa reúne neste livro crônicas sobre amor e sexo que trazem dicas para lidar melhor com os conflitos mais frequentes nas relações contemporâneas.

Veja mais >

categorias