Atuação

Ana Canosa é psicóloga clínica, terapeuta sexual e educadora em sexualidade.

Além do atendimento em seu consultório em São Paulo, Ana coordena o curso de Educação e Terapia Sexual no Unisal,  ministra aulas em faculdades, assina a coluna “Sexo Fácil” da Revista Vip e exerce a função de editora na produção da revista brasileira de sexualidade humana. É membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Sexualidade Humana (SBRASH). Tem quatro livros publicados: “Crescendo na Sexualidade”, “Madrasta: do Conto de Fadas para a Vida Real”, “Sexoterapia” e “A metade da Laranja?”, além de capítulos em outras obras. É professora na Universidade Aberta a Maturidade (PUC/UNIP)

Esteve à frente do quadro Família Pede Socorro e do Programa SOS Casamento, ambos exibidos no SBT. Atualmente, participa  do quadro Beleza Renovada, no Programa Eliana (SBT) e, em 2016, foi parte do elenco do Programa Escola para Maridos, na Fox Life que fez sucesso no Brasil.

Escreve frequentemente artigos para imprensa especializada e participa de reportagens na TV e na Internet. Compõe o grupo de profissionais da imersão para casais Love Plan, o amor como projeto de vida.

Formação profissional:

– Graduação em psicologia pela Universidade Paulista (Unip), com especialização em psicodrama pela Sociedade Paulistana de Psicodrama (Sovap).

– Pós-gradução em educação sexual e terapia sexual pela Sociedade Brasileira de Estudos em Sexualidade Humana (SBRASH) / Faculdade de Medicina do ABC (FMABC).

Atividades:

• Consultório: atendimento de jovens e adultos na forma de psicoterapia individual, casal e terapia sexual, desde 1990.
• Diretora de publicações da Sociedade Brasileira de Estudos em Sexualidade Humana (SBRASH), a partir de 1996.
• Editora da Revista Brasileira de Sexualidade Humana.
• Apresentadora de TV.
• Palestrante

Docente:

• Coordenadora e docente do curso de pós-graduação em educação sexual do Centro Universitário Salesiano (UNISAL) desde 2006.

• Docente no curso de pós-graduação em sexualidade da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (FAMERP) e do Instituto Brasileiro Interdisciplinar de Sexologia e Medicina Psicossomática (ISEXP).

• Docente da Disciplina Sexualidade nos cursos de Formação em Terapia Familiar da Escola de Sociodrama Familiar Sistêmico.

• Docente nos cursos da Universidade Aberta à Maturidade, da Unisantanna e PUC/SP.

Prêmios e Títulos

2011 – Especialista em Sexualidade Humana (TESH) na Área de Terapia Sexual, Associação Brasileira de Estudos em Sexualidade Humana.

2008 – Prêmio Mulher Linda Mulher 2008, Adela Villas Boas Promoções e Produções.

2007 – Menção honrosa de melhor artigo opinativo da Revista Brasileira de Sexualidade Humana 17(1), 2006, p.101-122, “Relações Amorosas na Adolescência – uma Reflexão para Educadores“. XI Congresso Brasileiro de Sexualidade Humana, Recife, 2007.

2007 – Reconhecimento pela brilhante palestra “Essas mulheres Maravilhosas” durante o evento distrital., Governadoria do Rotary Club do Distrito 4510.

2004 – Menção honrosa para pôster: “Manual de Orientação Sexual para Professores de 1ª a 4ª série”. XII Congresso Latinoamericano de Sexologia e Educação Sexual, Chile.

1998 – Reconhecimento de Profissional Qualificado para o Exercício da Educação Sexual, Sociedade Brasileira de Sexualidade Humana.

Para mais informações, acesse o Currículo Lattes clicando aqui.