Insatisfação sexual: quem não presta assistência, abre concorrência? – UOL Universa

Ana Canosa – Colaboração para Universa

Recebi uma paciente com queixa de pouca libido, preocupada com as consequências no seu casamento de 8 anos. “Sabe como é: quem não dá assistência, abre concorrência”, ela disse. A frase é clichê, mas tem lá seu fundo de verdade.

Dois pontos que quero ressaltar sobre o jargão antes de começar o debate: a frase independe de gênero, é para todes; e vale lembrar que muitas pessoas, mesmo as que desejam suas parcerias e tem satisfação sexual na relação, ainda sim podem querer variação. Para quem tem muito desejo sexual e para quem adora o jogo da sedução, transar com uma única parceria por muito tempo pode entediar. Ou seja, nem sempre abrir “concorrência” tem relação direta com uma “falta” no relacionamento em si, pode ser uma questão do próprio sujeito desejante.

 

Complete a leitura no Portal Universa:
Insatisfação sexual: quem não presta assistência, abre concorrência?

 

 

 

aRTIGOS rELACIONADOS

posts recentes

agenda

Livros

Livro Sexualidades e violências

A obra Sexualidades e Violências conclama todos à responsabilidade pela edificação de uma cultura que promova a equidade, a pluralidade, a diversidade, a justiça, a solidariedade, a cidadania, a liberdade, a responsabilidade e o bem comum.

Veja mais >

Livro Sexoterapia

Em Sexoterapia, Ana Canosa nos fascina com a descrição dos processos, em forma de crônicas, de 15 casos clínicos, todos envolvendo queixas sexuais, sejam as de identidade sexual, de orientação sexual, fantasias ou disfunções sexuais. É impossível não se identificar

Veja mais >

A Metade da Laranja?

Ana Canosa reúne neste livro crônicas sobre amor e sexo que trazem dicas para lidar melhor com os conflitos mais frequentes nas relações contemporâneas.

Veja mais >

categorias