‘Transamos a cada cinco meses, dá para resgatar a vontade de fazer sexo?’ – UOL Universa

Ana Canosa – Colaboração para Universa

Ao pensar na sua relação amorosa, qual é o pilar que a sustenta no momento? São três os fundamentais: o amor/erotismo, a conveniência de estar junto (bens, filhos, amigos, família etc.) e a função emocional que cada um exerce na vida do outro — uma pessoa que tem perfil de orientação e se une a alguém mais inseguro, por exemplo, o que pode ser interessante, desde que um aprenda com o outro e cada um possa se desenvolver individualmente.

As queixas sexuais muitas vezes são só um sintoma de uma mudança na estrutura, sem relação direta com o sexo. Robson e Carla, por exemplo, vieram à terapia sexual para resgatar a vontade de fazer sexo. Transavam a cada cinco meses, às vezes o tempo ainda era maior entre uma relação e outra. Sem questões biofisiológicas que motivassem a falta de desejo espontâneo, nos aprofundamos na linguagem sexual de cada um e na história da relação.

(…)

Complete a leitura no Portal Universa:
‘Transamos a cada cinco meses, dá para resgatar a vontade de fazer sexo?’

Imagem: Uol Universa – Getty Images

aRTIGOS rELACIONADOS

posts recentes

agenda

Livros

Livro Sexualidades e violências

A obra Sexualidades e Violências conclama todos à responsabilidade pela edificação de uma cultura que promova a equidade, a pluralidade, a diversidade, a justiça, a solidariedade, a cidadania, a liberdade, a responsabilidade e o bem comum.

Veja mais >

Livro Sexoterapia

Em Sexoterapia, Ana Canosa nos fascina com a descrição dos processos, em forma de crônicas, de 15 casos clínicos, todos envolvendo queixas sexuais, sejam as de identidade sexual, de orientação sexual, fantasias ou disfunções sexuais. É impossível não se identificar

Veja mais >

A Metade da Laranja?

Ana Canosa reúne neste livro crônicas sobre amor e sexo que trazem dicas para lidar melhor com os conflitos mais frequentes nas relações contemporâneas.

Veja mais >

categorias