‘Tive só um parceiro por 16 anos e não curto sexo casual, há algo errado?’ – UOL Universa

Ana Canosa – Colaboração para Universa

Verônica tem 37 anos, é sensível e generosa. Começou a namorar aos 16, e se casou com este primeiro namorado, com quem teve uma longa história. Casais que se relacionam desde a adolescência às vezes criam uma unidade, já que se desenvolvem juntos. É como ter um melhor amigo sempre ao lado, dividindo os desafios e as descobertas da vida adulta. Quando monogâmicos, recusam outras vivências, tão comuns nessa fase experimental, sendo isso mais desafiador para alguns do que para outros.

Verônica sentia dor nas relações sexuais, a dispareunia. No caso dela — e de muitas mulheres — o motivo era a endometriose. Ela foi diagnosticada aos 22 anos e, após uma laparoscopia, as dificuldades no sexo melhoraram. Aos 32, descobriu que o marido tinha uma relação paralela havia dois anos e se divorciou. Era a nova solteira da cidade pequena, tradicional e machista. Ela mesma carregava muitos preconceitos: mulher de um único homem, como se abrir para outros relacionamentos?

(…)

Complete a leitura no Portal Universa:
Tive só um parceiro por 16 anos e não curto sexo casual, há algo errado?

 
Imagem: Uol Universa – iStock

aRTIGOS rELACIONADOS

posts recentes

agenda

Livros

Livro Sexualidades e violências

A obra Sexualidades e Violências conclama todos à responsabilidade pela edificação de uma cultura que promova a equidade, a pluralidade, a diversidade, a justiça, a solidariedade, a cidadania, a liberdade, a responsabilidade e o bem comum.

Veja mais >

Livro Sexoterapia

Em Sexoterapia, Ana Canosa nos fascina com a descrição dos processos, em forma de crônicas, de 15 casos clínicos, todos envolvendo queixas sexuais, sejam as de identidade sexual, de orientação sexual, fantasias ou disfunções sexuais. É impossível não se identificar

Veja mais >

A Metade da Laranja?

Ana Canosa reúne neste livro crônicas sobre amor e sexo que trazem dicas para lidar melhor com os conflitos mais frequentes nas relações contemporâneas.

Veja mais >

categorias