Mulheres se preocupam mais com si próprias e carreira do que com amor – UOL Universa

Ana Canosa – Colaboração para Universa

No terceiro episódio desta temporada do podcast “Sexoterapia”, tratamos de uma questão atual: estaríamos mais individualistas e, por isso, menos tolerantes para tratar as relações amorosas com o cuidado que carecem e merecem.

Durante minha preparação para o episódio, me deparei com um estudo interessante, realizado com alunas e alunos heterossexuais da UnB (Universidade de Brasília). A amostra foi de 1.282 respostas a um questionário que investigava uma série de questões sobre amor e sexualidade, reconhecimento profissional, casamento, família, desejo de ter filhos, amizades, individualismo, fluidez das relações, desejo de permanência, entre outras.

Os resultados são instigantes. Algumas compreensões sobre a necessidade de manutenção de individualidades tiveram valores altos de resposta afirmativa, como “não faz sentido manter uma conta conjunta” ou “cada um deve manter a sua individualidade”. Já expressões como “não suporto ninguém no meu pé” e “um pode ter a senha do celular do outro” dividiram as opiniões, ficando os valores na média da escala.

Fazendo o recorte por gênero, as mulheres apresentaram percepções mais associadas ao individualismo do que os homens, contrariando o perfil largamente disseminado sobre quanto as mulheres são mais altruístas e devotadas aos outros do que eles. Cabe aqui uma ressalva: muitas vezes o que se fala não é o que efetivamente acontece.

 

Sexoterapia: ‘Minha mulher diz que devo achar os caminhos sexuais dela’

 

 

Leia também no Portal Universa:
Mulheres se preocupam mais com si próprias e carreira do que com amor

 
Imagem: Uol Universa – Aja Koska/Getty Images

aRTIGOS rELACIONADOS

posts recentes

agenda

Livros

Livro Sexualidades e violências

A obra Sexualidades e Violências conclama todos à responsabilidade pela edificação de uma cultura que promova a equidade, a pluralidade, a diversidade, a justiça, a solidariedade, a cidadania, a liberdade, a responsabilidade e o bem comum.

Veja mais >

Livro Sexoterapia

Em Sexoterapia, Ana Canosa nos fascina com a descrição dos processos, em forma de crônicas, de 15 casos clínicos, todos envolvendo queixas sexuais, sejam as de identidade sexual, de orientação sexual, fantasias ou disfunções sexuais. É impossível não se identificar

Veja mais >

A Metade da Laranja?

Ana Canosa reúne neste livro crônicas sobre amor e sexo que trazem dicas para lidar melhor com os conflitos mais frequentes nas relações contemporâneas.

Veja mais >

categorias