Menopausa & sexo: libido não tem prazo de validade – T11: EPS 04 – Mulheres de 50

A menopausa pode causar um estrago na vida sexual das mulheres. Seja pela redução do estrogênio, que é o hormônio responsável pelo desejo, seja pelas mudanças de humor, dificuldades de dormir e falta de motivação para a vida.

Mas não precisa ser assim, garante a psicóloga Ana Canosa, 52 anos, terapeuta sexual e educadora em sexualidade, com consultório em São Paulo. Segundo ela, a primeira coisa que precisamos é falar sobre o assunto, procurar ajuda, ter paciência. “A menopausa faz parte da vida”, diz Ana, que tem vários livros publicados e comanda o podcast “Sexotepia”, no UOL. Sua principal recomendação nesta entrevista exclusiva que nos deu é: desenvolva a sua menta libidinosa, pense em sexo. “O desejo não ocorre só espontaneamente; existe também o desejo que responde a estímulos e este pode estar presente na vida toda.” E como desenvolve a mente libidinosa para a vida toda? “Precisa se livrar da culpa, se permitir desenvolver o desejo.”

Ouça agora:

aRTIGOS rELACIONADOS

posts recentes

agenda

Livros

Livro Sexualidades e violências

A obra Sexualidades e Violências conclama todos à responsabilidade pela edificação de uma cultura que promova a equidade, a pluralidade, a diversidade, a justiça, a solidariedade, a cidadania, a liberdade, a responsabilidade e o bem comum.

Veja mais >

Livro Sexoterapia

Em Sexoterapia, Ana Canosa nos fascina com a descrição dos processos, em forma de crônicas, de 15 casos clínicos, todos envolvendo queixas sexuais, sejam as de identidade sexual, de orientação sexual, fantasias ou disfunções sexuais. É impossível não se identificar

Veja mais >

A Metade da Laranja?

Ana Canosa reúne neste livro crônicas sobre amor e sexo que trazem dicas para lidar melhor com os conflitos mais frequentes nas relações contemporâneas.

Veja mais >

categorias