Já pensou passar o dia todo excitada? Esse problema atinge 4% das mulheres – UOL Universa

Ana Canosa – Colaboração para Universa

Imagine você passar boa parte do seu tempo excitada, sem que haja presença de desejo ou estímulos sexuais e, mesmo tendo um orgasmo, continuar nesse estado de tensão sexual? Assim acontece com quem tem transtorno de excitação genital persistente, ou TEGP, uma condição pouco conhecida, estigmatizada, sem consenso científico sobre origem, fatores de risco e epidemiologia, além de ser difícil de tratar. Estudos indicam que atinja até 4% da população feminina mundial —a disfunção só atinge mulheres.

Outro dia, escutei de uma colega, acometida pelo transtorno: “Não dá nem para pensar em sexo. Se estou relaxada, quero evitar qualquer coisa que faça pressão na pelve ou nos genitais: relação sexual, andar de bike, moto, ou mesmo dirigir.”

(…)

Complete a leitura no Portal Universa:
Já pensou passar o dia todo excitada? Esse problema atinge 4% das mulheres

Imagem: Uol Universa – iStock

aRTIGOS rELACIONADOS

posts recentes

agenda

Livros

Livro Sexualidades e violências

A obra Sexualidades e Violências conclama todos à responsabilidade pela edificação de uma cultura que promova a equidade, a pluralidade, a diversidade, a justiça, a solidariedade, a cidadania, a liberdade, a responsabilidade e o bem comum.

Veja mais >

Livro Sexoterapia

Em Sexoterapia, Ana Canosa nos fascina com a descrição dos processos, em forma de crônicas, de 15 casos clínicos, todos envolvendo queixas sexuais, sejam as de identidade sexual, de orientação sexual, fantasias ou disfunções sexuais. É impossível não se identificar

Veja mais >

A Metade da Laranja?

Ana Canosa reúne neste livro crônicas sobre amor e sexo que trazem dicas para lidar melhor com os conflitos mais frequentes nas relações contemporâneas.

Veja mais >

categorias