HPV atinge de 50% a 80% da população: camisinha ajuda, mas não resolve – UOL Universa

Ana Canosa – Colaboração para Universa

Existem mais de 200 variantes do vírus HPV, algumas de alto risco, associadas aos cânceres de colo de útero, pênis, ânus e orofaringe. Estima-se que de 50% a 80% da população se tornem infectadas com o papilomavírus humano ao menos uma vez na vida. Além de algumas pessoas não desenvolverem sintomas, eles podem demorar anos para aparecer, por isso às vezes fica difícil saber quem transmitiu o HPV.

As mulheres têm sido as maiores vítimas, já que ele é o grande responsável pelos cânceres de colo de útero, que em casos graves e de diagnóstico tardio podem levar a morte. É o terceiro tipo de câncer que mais acomete mulheres no Brasil e o quarto que mais mata. Cerca de 70% das mulheres no Brasil fazem exame papanicolau regularmente, o maior aliado para detectar a presença de problemas na região da vagina e colo do útero. As mulheres pobres e negras têm menos acesso aos exames de rotina e, portanto, as que mais morrem da doença.

(…)

Complete a leitura no Portal Universa:
HPV atinge de 50% a 80% da população: camisinha ajuda, mas não resolve

 

Imagem: Uol Universa – iStock

aRTIGOS rELACIONADOS

posts recentes

agenda

Livros

Livro Sexualidades e violências

A obra Sexualidades e Violências conclama todos à responsabilidade pela edificação de uma cultura que promova a equidade, a pluralidade, a diversidade, a justiça, a solidariedade, a cidadania, a liberdade, a responsabilidade e o bem comum.

Veja mais >

Livro Sexoterapia

Em Sexoterapia, Ana Canosa nos fascina com a descrição dos processos, em forma de crônicas, de 15 casos clínicos, todos envolvendo queixas sexuais, sejam as de identidade sexual, de orientação sexual, fantasias ou disfunções sexuais. É impossível não se identificar

Veja mais >

A Metade da Laranja?

Ana Canosa reúne neste livro crônicas sobre amor e sexo que trazem dicas para lidar melhor com os conflitos mais frequentes nas relações contemporâneas.

Veja mais >

categorias