Homens mais jovens, mulheres mais velhas: o que esses relacionamentos sinalizam – VOGUE

Fui convidada como especialista para analisar como autonomia, prazer e mudanças culturais estão redefinindo as escolhas afetivas femininas.

Durante muito tempo, a diferença de idade nos relacionamentos não apenas foi aceita como, ainda, considerada o ideal. Mas, claro, desde que seguisse uma regra básica: homens mais velhos, mulheres mais jovens. Essa lógica, entretanto, vem sendo quebrada com novos modelos de relacionamento.

Cada vez mais mulheres estão se permitindo desejar — e assumir — relações com homens mais jovens. Não como exceção meramente provocativa, fetiche passageiro ou fase, mas como escolha consciente e carregada de sentimento. Segundo a psicóloga e terapeuta sexual Ana Canosa, membro do conselho da Sociedade Brasileira de Sexualidade Humana (SBRASH), o fenômeno não é exatamente novo. O que é novo é a ausência — ou ao menos a redução — da culpa. “Mulheres sempre se relacionaram com homens mais jovens. A diferença é que hoje elas conseguem assumir essas relações publicamente, sem precisar se esconder ou justificar”, afirma.

aRTIGOS rELACIONADOS

posts recentes

agenda

Livros

Livro Sexualidades e violências

A obra Sexualidades e Violências conclama todos à responsabilidade pela edificação de uma cultura que promova a equidade, a pluralidade, a diversidade, a justiça, a solidariedade, a cidadania, a liberdade, a responsabilidade e o bem comum.

Veja mais >

Livro Sexoterapia

Em Sexoterapia, Ana Canosa nos fascina com a descrição dos processos, em forma de crônicas, de 15 casos clínicos, todos envolvendo queixas sexuais, sejam as de identidade sexual, de orientação sexual, fantasias ou disfunções sexuais. É impossível não se identificar

Veja mais >

A Metade da Laranja?

Ana Canosa reúne neste livro crônicas sobre amor e sexo que trazem dicas para lidar melhor com os conflitos mais frequentes nas relações contemporâneas.

Veja mais >

categorias