Consultor de intimidade: a nova profissão que garante limites em Hollywood – UOL Universa

Ana Canosa – Colaboração para Universa

Uma nova atividade profissional ligada sexologia surgiu recentemente: os consultores de intimidade. Após o movimento #metoo, que denunciou inúmeros casos de assédio e abuso sexual na indústria cinematográfica, as produtoras, canais de TV e de streaming tem cuidado para que, em cenas de sexo, os envolvidos saibam exatamente o que é para fazer, e não deixem com que atores e diretores estabeleçam os limites ao seu bel prazer.

Quando eu me especializei em sexologia, há 25 anos atrás (cringe, eu sei), só havia três atividades profissionais: os terapeutas sexuais, normalmente psicólogos ou médicos, que recebem seus pacientes em consultórios ou ambulatórios com queixas sexuais; os educadores sexuais, graduados em qualquer profissão, que trabalham com projetos de educação em escolas, comunidades, instituições, empresas, mídias diversas; e os profissionais ligados a pesquisa ou que estudam a sexualidade sob a perceptiva sociocultural.

Veja o artigo completo em: https://www.uol.com.br/universa/colunas/ana-canosa/2021/07/24/consultor-de-intimidade-a-nova-profissao-que-garante-limites-em-hollywood.htm

Imagem: UOL Universa – kckate16/Getty Images/iStockphoto

aRTIGOS rELACIONADOS

posts recentes

agenda

Livros

Livro Sexualidades e violências

A obra Sexualidades e Violências conclama todos à responsabilidade pela edificação de uma cultura que promova a equidade, a pluralidade, a diversidade, a justiça, a solidariedade, a cidadania, a liberdade, a responsabilidade e o bem comum.

Veja mais >

Livro Sexoterapia

Em Sexoterapia, Ana Canosa nos fascina com a descrição dos processos, em forma de crônicas, de 15 casos clínicos, todos envolvendo queixas sexuais, sejam as de identidade sexual, de orientação sexual, fantasias ou disfunções sexuais. É impossível não se identificar

Veja mais >

A Metade da Laranja?

Ana Canosa reúne neste livro crônicas sobre amor e sexo que trazem dicas para lidar melhor com os conflitos mais frequentes nas relações contemporâneas.

Veja mais >

categorias