Casais felizes no sexo marcam dia e hora para transar – UOL Universa

Ana Canosa – Colaboração para Universa

“Vamos fazer o exercício no sábado? Segunda-feira temos sessão com a Ana.” O exercício em questão é alguma atividade sexual que sugeri a um casal de pacientes. Pode ser um mapa erótico, uma exploração de estímulos nos genitais, uma troca de mensagens sacanas pelo celular, uma investigação de erotismo. Sim, eles têm que se organizar para fazer, o que soa, para muitos, burocrático demais. Mas marcar dia e horário para se dedicar ao sexo dá certo.

Pesquisadores da Universidade de York, no Canadá, fizeram dois estudos sobre sexo espontâneo e sexo planejado e a relação com prazer e satisfação sexual. Perguntaram aos participantes o quanto ele concordavam com as frases “o sexo com meu parceiro é mais prazeroso quando acontece espontaneamente” e “prefiro saber antecipadamente quando faremos sexo novamente”. Também mediram o quanto a experiência sexual mais recente dos participantes havia sido ou não planejada, o grau de prazer e de satisfação sexual, além da satisfação com o relacionamento. No segundo estudo, acompanharam as atividades diárias dos casais por três semanas.

O resultado é o mesmo que observamos na clínica: embora o sexo espontâneo seja o idealizado, o que pode gerar satisfação sexual, ele não é mais prazeroso do que o sexo planejado. Continuamos a valorizar aquela transa inesperada, que vem de uma combustão química de desejo e tantas vezes encenada em filmes e séries. Mas o prazer sexual em si tem a ver com as parcerias com as quais estamos intimamente ligados e com o desejo que responde a estímulos e aciona a memória erótica que temos com determinada pessoa.

Outro ponto importante que a pesquisa mostra: para as pessoas que consideram o sexo planejado como mais prazeroso, o nível de satisfação sexual foi mais alto em relação ao grupo que torce o nariz para transa com hora marcada. Então, tudo depende, a meu ver, do quanto consideramos o planejamento da atividade sexual uma grande perda erótica ou do quanto valorizamos o prazer sexual e a intimidade relacional, apesar de nem sempre ter sexo espontâneo.

 

 

Sexoterapia: como alinhar o desejo sexual do casal?

 

 

Leia também no Portal Universa:
Casais felizes no sexo marcam dia e hora para transar



Imagem: Uol Universa – Unsplash

aRTIGOS rELACIONADOS

posts recentes

agenda

Livros

Livro Sexualidades e violências

A obra Sexualidades e Violências conclama todos à responsabilidade pela edificação de uma cultura que promova a equidade, a pluralidade, a diversidade, a justiça, a solidariedade, a cidadania, a liberdade, a responsabilidade e o bem comum.

Veja mais >

Livro Sexoterapia

Em Sexoterapia, Ana Canosa nos fascina com a descrição dos processos, em forma de crônicas, de 15 casos clínicos, todos envolvendo queixas sexuais, sejam as de identidade sexual, de orientação sexual, fantasias ou disfunções sexuais. É impossível não se identificar

Veja mais >

A Metade da Laranja?

Ana Canosa reúne neste livro crônicas sobre amor e sexo que trazem dicas para lidar melhor com os conflitos mais frequentes nas relações contemporâneas.

Veja mais >

categorias