Educação em sexualidade: como abordar o tema nas salas de aula (e em casa) – Participação em reportagem da Revista Caras

Por Kalel Adolfo Atualizado em 12 jan 2023, 14h18 – Publicado em 13 jan 2023, 06h08

Curiosidade e infância caminham juntas. Só quem tem filhos (ou sobrinhos ou convive com crianças de alguma forma) sabe o quanto as perguntas mais cabulosas são feitas, assim, de surpresa.

(…)

Mas a relevância do tema nas escolas não para aí. Segundo a psicóloga e educadora sexual Ana Canosa, é no colégio que desenvolvemos os nossos primeiros laços.

“Esses vínculos irão acompanhar o desenvolvimento sexual dos pequenos. Aqui, estamos falando sobre os primeiros amores, as brincadeiras com os colegas, o reconhecimento do corpo. A sexualidade é inerente ao ser humano. Somos machos, fêmeas, não-binários, com várias orientações sexuais diferentes. Não há como não abordar o tema. A questão é como fazer isso”, aponta a profissional.

Imagem: Getty/Reprodução

aRTIGOS rELACIONADOS

posts recentes

agenda

Livros

Livro Sexualidades e violências

A obra Sexualidades e Violências conclama todos à responsabilidade pela edificação de uma cultura que promova a equidade, a pluralidade, a diversidade, a justiça, a solidariedade, a cidadania, a liberdade, a responsabilidade e o bem comum.

Veja mais >

Livro Sexoterapia

Em Sexoterapia, Ana Canosa nos fascina com a descrição dos processos, em forma de crônicas, de 15 casos clínicos, todos envolvendo queixas sexuais, sejam as de identidade sexual, de orientação sexual, fantasias ou disfunções sexuais. É impossível não se identificar

Veja mais >

A Metade da Laranja?

Ana Canosa reúne neste livro crônicas sobre amor e sexo que trazem dicas para lidar melhor com os conflitos mais frequentes nas relações contemporâneas.

Veja mais >

categorias