Nova geração de mulheres já sabe que não é a única responsável pelos filhos – UOL Universa

Ana Canosa – Colaboração para Universa

Estive em Portugal por duas semanas, uma delas fazendo uma imersão em sexologia, conhecendo pesquisadores do país. Com exceção do colega brasileiro que mora em Portugal, o grupo do qual eu fazia parte era todo feminino. Já foi a época em que sexualidade era tema dominado por homens, em sua maioria, médicos. Hoje, arrisco dizer que 80% dos cursos de pós-graduação em sexualidade são compostos por alunas, e muitos deles também são coordenados por mulheres.

Do momento em que ampliamos o olhar da sexualidade para as suas dimensões psicológica e sociocultural, principalmente em se tratando dos estudos de gênero e como as desigualdades afetam o prazer sexual feminino, o campo da sexologia passou majoritariamente a ser uma jornada trilhada por mulheres, de diferentes áreas do conhecimento.

Complete a leitura no Portal Universa:
Nova geração de mulheres já sabe que não é a única responsável pelos filhos

Imagem: Uol Universa – Getty Images

aRTIGOS rELACIONADOS

posts recentes

agenda

Livros

Livro Sexualidades e violências

A obra Sexualidades e Violências conclama todos à responsabilidade pela edificação de uma cultura que promova a equidade, a pluralidade, a diversidade, a justiça, a solidariedade, a cidadania, a liberdade, a responsabilidade e o bem comum.

Veja mais >

Livro Sexoterapia

Em Sexoterapia, Ana Canosa nos fascina com a descrição dos processos, em forma de crônicas, de 15 casos clínicos, todos envolvendo queixas sexuais, sejam as de identidade sexual, de orientação sexual, fantasias ou disfunções sexuais. É impossível não se identificar

Veja mais >

A Metade da Laranja?

Ana Canosa reúne neste livro crônicas sobre amor e sexo que trazem dicas para lidar melhor com os conflitos mais frequentes nas relações contemporâneas.

Veja mais >

categorias