Há uma idade determinada para o início da vida sexual?

Pesquisas indicam que o jovem brasileiro está iniciando a vida sexual cada vez mais cedo. Cerca de 50% tem sua primeira relação sexual antes dos 15 anos de idade. Por isso, a educação sexual (em casa e na escola) é fundamental.

A menina deve começar a frequentar o ginecologista com qual idade?

Não é preciso esperar a primeira menstruação para levar a adolescente ao ginecologista. O médico que acompanha a saúde da adolescente, geralmente um clínico geral, fará essa recomendação.

A assexualidade dá seus primeiros sinais na adolescência?

Sim. Os assexuais são pessoas que não têm vontade de fazer sexo e querem viver dessa maneira. Eles se categorizam entre os românticos e os não românticos. Os românticos não querem sexo, mas desejam ter uma relação amorosa com alguém. Os não românticos gostam de viver sozinhos. A Assexuality Visibility and Education Network (Aven), nos EUA, reúne várias pessoas com esse tipo de comportamento. É importante verificar se a falta de desejo sexual não é motivada por outros problemas, como distúrbios hormonais ou traumas sexuais anteriores, que, se tratados, poderiam mudar esse panorama. Nojo ou medo de ser tocado pode ser motivado por fobias e não falta de desejo, assim como a falta de relação amorosa ser fruto de fobia social.

Os primeiros sinais de pedofilia podem ser identificados na adolescência?

Segundo critérios da Organização Mundial de Saúde (OMS), adolescentes de 16 ou 17 anos também podem ser classificados como pedófilos se tiverem uma preferência sexual persistente ou predominante por crianças pré-púberes pelo menos cinco anos mais novas que elas.

Adolescentes do sexo feminino devem tomar vacina contra o vírus HPV?

Sim. Especialistas recomendam que as meninas sejam vacinadas antes do início sexual. O HPV é transmissível pela relação sexual sem proteção (preservativo) e pode causar o câncer de colo de ovário. O principal sintoma da infecção é o aparecimento de uma verruga no pênis ou na vagina.

Quais as consequências de uma gravidez indesejada?

Dados do Ministério da Saúde mostram que os jovens até 19 anos estão tendo mais acesso ao uso de métodos contraceptivos nos últimos cinco anos, o que tem possibilitado a redução da gravidez indesejada. Mas os números ainda estão longe de serem ideais. Em geral, prejudica os estudos e a inserção da mulher no mercado de trabalho. O aparecimento do filho na adolescência, antes da construção dos lações afetivos entre os cônjuges, acaba levando a mulher a assumir a criação do filho, sem a ajuda masculina.

Com qual idade o pênis do garoto atinge o tamanho normal?

A maior fase do crescimento do pênis ocorre entre os 12 e 16 anos de idade. Mas o desenvolvimento se prolonga até os 18 anos.

Masturbação faz mal?

Masturbação não provoca espinhas, crescimento de pêlos, fraqueza, aumento dos peitos etc. Esses mitos foram criados, no passado, como forma de tentar reprimir a manifestação da sexualidade de crianças e jovens. E pensar em masturbação todos os dias não é doença. A masturbação representa uma das formas de experimentar o prazer sexual. Ela não pode ser tão freqüente ao ponto de tomar conta da vida do indivíduo e afastá-lo do convívio social.

Sexualidade na Gravidez

Durante a gestação, observa-se variação no desejo sexual de homens e mulheres e na freqüência do sexo. Enquanto algumas mulheres relatam aumento de desejo sexual, principalmente a partir do segundo trimestre, outras se afastam do sexo. Os motivos são físicos (alteração hormonal e maior circulação sanguínea na região pélvica) e emocionais. As mulheres que sofrem desconforto, como náuseas, vômitos, dores de cabeça, aumento excessivo de peso, variação da pressão arterial etc, além daquelas que não estão felizes com a possibilidade de tornarem-se mães, vão ter menos desejo do que aquelas que não sofrem com a gestação fisicamente e emocionalmente. Muitos homens podem perder a vontade de fazer sexo por acharem que podem fazer mal ao bebê e por não conseguir ter desejo com as novas formas corporais da mulher (e o que elas representam emocionalmente).

Sexo durante a gestação

Está liberado para os casais durante toda a gestação, desde que a mulher não tenha ameaça de aborto espontâneo ou outras complicações gestacionais. Nesses casos específicos,  os médicos indicam a suspensão da prática sexual